Usando Logseq


Índice

Pensamentos conectados para aumentar o entendimento. — Tradução livre de frase em logseq.com

Necessidade

Existem vídeos que mostram motivos, pesquisas, gráficos e etc… Mas é uma coisa que você só percebe que precisa quando começa a usar.

Se não quiser precisar, não comece a usar. Porém, sabendo que você consome e até compra algo que não precisa, porque não usar o que você precisa e não sabe, ainda? 🤔

O que é PKM? PIM?? Segundo cérebro???🧠 Zettelkasten????👀

Sim, ao começar no mundo do Logseq, esses termos aparecerão com frequência. Colocarei uma explicação superficial seguido de um link com informações aprofundadas. É perceptível que tem tudo a ver com o uso do Logseq.

PKM

Personal knowledge management (PKM), em tradução livre, gerenciamento de conhecimento pessoal.

É um processo de coletar, a partir de atividades diárias, informações para:

  • Juntar,
  • Classificar,
  • Armazenar,
  • Recuperar e
  • Compartilhar conhecimento.

Mais detalhes em PKM

PIM

PIM 🌱

Segundo cérebro (second brain)

Uma visão e divulgação feita por um outro aplicativo que tem uma proposta similar ao Logseq. Basicamente, ao ter todo o programa configurado para suprir suas necessidades e ter diversas informações inseridas, será possível abrir o gráfico de relação das publicações e parecerá um cérebro com suas interligações.

Zettelkasten

Zettelkasten é um sistema de anotações e gerenciamento de conhecimento pessoal. Consiste em diversas notas com pedaços de informações ou ideias ordenados na sequência que são adquiridos ou conhecidos.

Segue, basicamente, dois princípios:

  • Princípio da atomicidade - Cada nota/informação é única, com identificação exclusiva, e pode ser referenciada pela identificação.
  • Princípio da conectividade - A conexão entre notas/informações leva a novas ideias.

Zettelkasten 🌱

Logseq

O programa Logseq, tem seu nome originado da junção das palavras logbook sequence, que seria algo como ‘Sequência de diário de bordo’.

Ele é uma alternativa a ferramentas de gerenciamento de conhecimento e foi inspirado (segundo aqui) por ferramentas como Roam Research, Workflowy, Tiddlywiki e o Org Mode.

Tem código aberto e disponível aqui. Além do código aberto, é software livre (utilizando a licença AGPL), ou seja, não te espiona e nem rouba seu processamento ou banda para coletar suas informações.

Tem sua abordagem principal baseada em páginas e blocos (seções das páginas) se interligarem. Permitindo visualizar as relações entre as informações e como o seu conhecimento é conectado, adquirindo novas ideias. Com as ideias e entendendo como se interligam em seu conhecimento, você ganha sabedoria.

dado-sabedoria

Logseq é desenvolvido baseado no seguinte:

  • Seus dados são seus - Texto plano, em org ou markdown, permitindo que você possa abrir com qualquer editor;
  • Privacidade em primeiro lugar e acesso offline - Não é necessário acesso a Internet, nenhuma informação escrita é coletada. Caso queira ajudar o desenvolvimento, pode enviar dados anônimos de uso do programa;
  • Orientado pela comunidade - Os desenvolvedores estão em contato direto com a comunidade (via github e discord);
  • Livre - Os recursos atuais permanecerão livres e gratuitos. Novos recursos podem chegar, como colaboração online, mas possivelmente serão pagos para custear o desenvolvimento futuro. Caso deseje, é possível doar.

Sincronizar as anotações🔁

Tudo que é feito no Logseq é gravado em Markdown ou Org, ou seja, arquivo texto.

Para sincronizar entre seus dispositivos, basta usar qualquer sincronizador de arquivos, porém, recomendo fortemente o Syncthing.

Apesar do sincronismo, é recomendado que você edite com um dispositivo por vez, para evitar inconsistências na indexação ou conflito de arquivos.

De toda forma, ao terminar de editar e ter certeza que o arquivo foi enviado, talvez seja necessário re-indexar para garantir que todas as atualizações sejam exibidas corretamente.

Usando templates📇

Aperte Ctrl+k, digite Template e depois aperte Enter

Escolha um título que descreve o template e preencha-o conforme a necessidade.

template01

Depois clique com o botão direito na bolinha e escolha criar o template.

template02

Agora é escolher um nome do template (1), desativar o envio do bloco pai (2) e submeter a criação (3).

template03

Feito! Se deu certo, irá aparecer assim:

template04

Usando queries

🌱

Migrar do Obsidian?!💎

Copia o arquivo .md para as pastas que correspondam. Se forem páginas, envie para pages. Se for de diários, envie para journal.

De toda forma, faça um template para aplicar para cada arquivo e assim poder interligá-los. Outras recomendações podem ser encontradas aqui nesse link.