Aquela vez que apaguei a minha conta das redes sociais

Já tinham alguns anos que me incomodava o uso das redes sociais. Havia, inclusive, uma pressão para que eu a usasse, mostrasse como eu me sentia para justificar a terceiros como me sinto com a pessoa que eu estava respondendo ou direcionando minha mensagem.

Não fazia sentido nenhum pra mim. 🙂

“Mas se todos usavam, eu tinha de usar.” Esse era meu pensamento errado e de manada. 😅

Já tinha me dado uma canseira da coleta dos meus dados, como já escrevi antes, e me livrar das redes sociais que vivem da coleta é essencial.

Vou elencar algumas coisas que não pude ignorar e que você deveria checar, também.

Mas vale salientar que há formas de fazerem duas pessoas se comunicarem, sem ter um terceiro coletando todas as informações e tentando manipulá-las.

Manipulá-las?

Leia mais no livro sobre o tema, mais adiante.

Pois é … devia ler mesmo.

Mas vou te deixar com os destaques dos termos de serviço que você aceitou sem ler.

Mas tem alguns que são positivos (ou não tão negativos)

Em algum ano/momento, minha esposa leu o livro de Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais (tem para vender na amazon, submarino e outras lojas). Ela ficou assombrada e eu só fazia confirmar as verdades que existiam no livro com o conhecimento que eu já possuía (lendo notícias e em minha vivência nas redes sociais).

Anos depois eu tomei a decisão de apagar a coisa toda mas ainda não tinha lido o livro que poderia me impulsionar ainda mais. 🙃

Bem, decidi ler o livro pós aviso que apagarei minhas redes sociais.

Pelo que li, apesar de ter sido escrito em 2018, apresentou argumentos que perduram ainda hoje! Parece que nada mudou ou piorou, na verdade. 😅

O autor do livro chama as redes sociais, que vivem de propaganda direcionada + coleta pesada de dados, de redes sociais bummer.

Vou acrescentar alguns pontos interessantes, ao meu ver e bem resumido:

  • Não existe esquerda ou direita nas redes sociais bummer, só existe para baixo.
  • Informações da NSA vazam, mas os algorítmos usados pelo Google e Meta nunca vazarão. Tem tanta coisa errada que o cuidado para que não ocorra o vazamento é extremo.
  • O valor da vida humana é desprezada e desvalorizada pelas redes sociais bummer. É uma ilusão de que somos defasados ou substituíveis por algotítmos ou inteligência artificial.
  • Há uma degradação no entendimento do outro, não há empatia. Cada um usa como verdade absoluta o que consome em seus feeds e, automaticamente, marca quem tem um consumo diferente de informações como BABACA ou LOUCO
  • A rede social bummer, de forma geral, facilita e aumenta a audiência daqueles que promovem os discursos mais absurdos, apenas para gerar engajamento e para gerar mais cliques. Não se importam com o dano que possa gerar com isso.
  • O autor apresenta vários estudos e notícias, no livro, que confirmam as afirmações do autor.

Por falar nisso, vou deixar essa revisão sistemática que associa redes sociais e risco de suicídio, de julho de 2021, e essa outra revisão sistemática que associa tempo de tela e saúde mental em jovens, de junho de 2021.

Vendo estes estudos e o quanto faz mal para jovens e adultos a forma que as redes sociais funcionam, você acreditaria que há a iniciativa de fazer o Instagram Kids!?

Defini uma data, divulguei no Instagram e no Whatsapp… e… 😅

Minha conta do Instagram foi apagada pelo Instagram porque eu deveria estar fazendo algo que é contra a política do Instagram, como incentivar as pessoas a buscarem entender os motivos que estavam me levando a sair das redes sociais da Meta.

Perceba, eu não escrevi maldizendo a rede social e nem nada. Só avisei que pesquisassem e falei para quais redes sociais eu estava indo. “Refiz” a postagem em minha conta do pixelfed.

Como minha conta do Instagram já era (no dia 07/12/2021), aproveitei e apaguei minha conta do Facebook no mesmo dia.

Na semana anterior, apaguei minha conta do Twitter, também. Já não a usava mesmo. 🤷

E, agora, não tenho mais conta no Whatsapp (apaguei dia 13/01/2022 como anunciado).

Entenda, você pode ter redes sociais.

O ideal é não ter redes sociais que tem como lucro principal a venda de informações e a propaganda direcionada!

Minha sugestão é, tenha um plano B, ou até C.

Como assim?

Comece a usar redes sociais que você checou que possuem características não tóxicas (que não sejam bummer).

Em suas outras redes sociais bummer sempre divulgue sua rede social não bummer e priorize-o.

Tem certeza que não há alternativa ou é por ser mais cômodo permanecer como está?

De toda forma, evite utilizar, apesar de possuir a conta, nas redes sociais que apresentam feed orientados de forma não cronológica e procure não afundar-se em bolhas (não importa a rede social).

Achei interessante a reação de algumas pessoas quando avisei de minha decisão.

Algumas já abriram de imediato novos grupos ou conversas pelo telegram.

Outros ficaram tristes e tentavam me mostrar como faziam para consumir o whatsapp de maneira moderada (infelizmente não funcionava para mim).

Poucos ficaram com tom de deboche, achando que eu voltaria na semana seguinte ou que estaria fazendo isso para chamar atenção, de alguma forma. Bem, isso fala mais de quem é essa pessoa do que quem sou. 🤷

Praticamente uma lista To-Do! 😅

Twitter

Instagram

Facebook

Whatsapp

⏰ LinkedIn

⏰ Spotify

✅ Pixelfed

✅ Mastodon

✅ Telegram

✅ Matrix

✅ E-mail

✅ Este site 😉

🌱🌱🌱🌱🌱🌱🌱🌱🌱