Cansado de tanta coleta dos meus dados e propagandas

Citação 🪧
“Argumentar que você não se importa com o direito à privacidade porque você não tem nada a esconder, não é diferente de dizer que não se importa com a liberdade de expressão porque não tem nada a falar."
― Edward Snowden
  • Estou cansado dessa coleta de dados constante e propagandas, também. Não sei se é seu caso…
  • De toda forma, navegar em 2021 é resumido nessa postagem. Ri de nervoso.
  • Se, assim como eu, você também está cansado, seguem algumas formas que tenho usado para diminuir esse problema

Bem, leia os termos de serviço, reflita e, faça como eu fiz, e apaguei minhas redes sociais.

O software livre será o ponto principal para literalmente ficar livre da coleta de informações, métricas e propagandas dos infernos. Nunca ouviu falar em software livre? Leia aqui.

O celular tem o propósito principal de coleta de dados. Há algumas formas de colocar uma rom (em aparelhos android) para cessar a coleta pelo Google ou, pelo menos, diminuir bastante. Roms como iodé, replicant ou outras alternativas usando microG.

Não focarei neste ponto visto que apresenta uma alta complexidade técnica. Ao invés disso, apresentarei alguns apps que tenho utilizado e que auxiliam nessa diminuição da coleta e exibição de propagandas.

Vi essa lista 📃 de aplicativos livres e de código aberto, e achei interessante falar de alguns que utilizo mais e outros, que nem estão nessa lista do link.

Não uso mais o aplicativo do Youtube por não aceitar pagar mais uma assinatura e, em consequência, ser obrigado a ver muitas propagandas para consumir qualquer tipo de conteúdo.

Abrindo mão da interação social do Youtube, pude migrar para o NewPipe. O NewPipe funciona, basicamente, como a assinatura do Youtube, ou seja:

  • toca em segundo plano
  • grava vídeos (podendo escolher a qualidade)
  • não tem propagandas

As vantagens/desvantagens seriam que:

  • não é possível fazer login mas pode-se organizar no app as suas incrições, suas playlists, a tela inicial e é possível exportar essas configurações/modificações para outros dispositivos
  • não há coleta de métricas de uso ou qualquer outro tipo de coleta

Uma alternativa, caso não queira instalar nenhum app, seria usar uma interface sem coleta pelo navegador, como o invidious. Basicamente mudando o endereço de youtube.com para yewtu.be ou outra alternativa que preferir.

Uma rede social que morreu 💀 pra mim mas…. quando é para abrir qualquer link de lá, substituo pelo cliente sem coletas chamado nitter.

Assim como o invidious, vc pode escolher uma instância do nitter.

Tive uma felicidade grande em conhecer o AntennaPod, disponível para baixar no google play e no f-droid. Achei a interface intuitiva, com usabilidade bem interessante, gestão de episódios que entendi de primeira. Enfim, recomendo que dê uma olhada, caso não conheça.

A forma definitiva de acabar com rastreadores e propagandas é utilizando o Pi-Hole. É possível instalá-lo em um Raspberry-pi ou naquele laptop ou pc antigo que está encostado em casa.

Basicamente será configurado um servidor DNS que filtrará todos os endereços que sejam de propaganda, rastreadores e até malwares, jogos, pornografia, etc. Fica a critério das listas que forem acrescentadas.

Com o bloqueio direto no servidor DNS, é possível aplicar o bloqueio de acessos não desejados em todos os dispositivos (TV, laptop, celular, NAS, assistentes, roteadores sem fio, consoles de jogos), tudo que usar DNS.

Porém nem sempre estou em casa e ir na casa de familiares, para usar o celular, pode ser desconfortável com a lentidão que fica por causa dos rastreadores e propagandas.

Nesse caso, utilizo o DNS66 que pode ser baixado aqui. Ele funciona de forma bem simples, como VPN e, desse modo, força o dispositivo a utilizar um serviço de DNS determinado pelo aplicativo. Daí funciona como um pi-hole móvel para um dispositivo só! 😀

Reação das páginas quando a pessoa está preparada para paywalls

Tirinha do @linhadotrem no twitter

Paywalls 🧱💸 são ‘barreiras’ que lhe impedem de acessar conteúdos exigindo um pagamento ou assinatura.

Existem em versões soft e hard.

A versão soft, que o conteúdo é baixado em seu navegador mas fica com um banner ou algo similar a frente, pode ser burlada com o uso do outline ou do burlesco.

Basicamente é só por o link da notícia 📰 que você quer ver, fim.

A versão hard das paywalls exigem um login para acesso ao conteúdo. Nesses casos, o outline não tem o que fazer.

Tenho usado o Yet Another Call Blocker e tem servido bem.

Algumas coisas que recomendo são as seguintes:

  • Habilito o bloqueio por avaliação
  • Habilito o auto atualizar o BD
  • Habilito a opção de usar contatos

Como agora é obrigatório que as chamadas de telemarketing tenham um prefixo 0303, acrescentei, na lista de bloqueio o número 0303*, onde o * funciona como um coringa que representa nenhum número ou mais números.

Essa rede social que muitas pessoas usam pode ser acessada pelo Barinsta, cliente de código aberto e livre de rastreamentos e do uso doentio proposto na rede social original.

É possível acessar a rede-social-que-não-quero-dizer-o-nome de modo não tóxico, organizando as postagens por data ao invés do que te entregam. E não limpa a linha do tempo conforme você passa.

Também é possível ver os stories e o chat sem marcar a visualização, e também pode-se baixar qualquer conteúdo visível.

Tenho este cliente apenas para olhar algo quando necessário.

No lugar desta rede social, caso tenha necessidade de por uma foto com texto todo dia, recomendo usar o Pixelfed.

O Pixelfed é uma rede federada com o objetivo de ser similar (com diferenciais) ao Instagram.

Infelizmente não existe um cliente oficial, mas pode-se utilizar o PixelDroid, caso não goste de usar pelo navegador.

Obs.: O desenvolvedor do barinsta sofreu um processo pela empresa Facebook e teve de parar o desenvovimento do app.

Tenho usado o qutebrowser, que já falei sobre ele, no PC e o fennec no celular.

O fennec é baseado no Firefox e conta com os seguintes diferenciais:

  • Remoção de códigos proprietários
  • Remoção de métricas que existem no Firefox

Porém, mesmo assim, ainda pode ser rastreado pelo Firefox e pelo Google (dependendo de seu uso).

Substituí o Google pelo Duckduckgo mas acabei conhecendo o Startpage e, apesar de ter gostado muito, migrei para o SearX e não deixei mais de usar.

O Startpage utiliza os motores de busca do Google, porém sem repassar informações de quem faz a busca e sem gravar estas informações também. Eles favorecem a privacidade e ainda oferecem um proxy integrado ao resultado da busca, para que seja possível visualizar o link clicado sem repassar informações de IP do seu computador.

Já o SearX apresenta várias instâncias (inclusive você pode montar uma sua), similar ao invidious. Pode-se customizar sua experiência de uso sem necessitar de conta, escolhendo inclusive os motores de busca a serem usados. Recomendo demais o uso do SearX.

Há muitas alternativas para o que é mais divulgado e mais usado por aí. Com um pouco de determinação ou uma busca mais detalhada, é possível sair da coleta de dados desenfreada.

A nossa informação pessoal é tão valiosa que as empresas que mais coletam e protegem da melhor forma possível, são as que mais prosperam.

Porém eu cansei de entregar de bandeja tudo e entrego só um pequeno pedaço, se comparado a antes.

Espero conseguir me livrar, um dia, desse ‘trabalho’ para estas grandes empresas, que nos pagam com serviços que parecem valer mais do que realmente vale a nossa privacidade… mas só parecem valer mais…

O que você tem usado e que te deixa livre dessas coletas de dados?

Photo by Lianhao Qu on Unsplash