O que é a fotografia para mim

Minha primeira postagem.
Como já dizia o “poeta”…

First

este termo é utilizado em comentários de conteúdos recém lançados, como vídeos no YouTube ou postagens em blogs, por pessoas que não fazem ideia do que escrever

🤣🤣🤣🤣

Sobre a responsabilidade de produzir fotos. (Além de mostrar algumas fotos que fiz, com a devida contextualização em sua descrição.)

Vi um comentário (não me recordo se foi um podcast, vídeo ou um texto…) que falava algo assim:

Os acontecimentos passam, as pessoas passam e as fotos ficam como forma de mostrar, retratar e contar o que acontecia naquela época e lugar com aquela(s) pessoa(s).

Sendo assim eu teria a responsabilidade de passar/deixar uma mensagem/recordação verdadeira ou falsa.

Entendendo que verdadeiro é tudo que for conforme a realidade ou os fatos e falso (ficou meio pesado esse nome) é uma deturpação/modificação da realidade ou dos fatos.

Me veio na cabeça ‘só quero fotografar a verdade’ mas refleti quanto a algumas das necessidades da fotografia com mensagens verdadeiras e falsas (onde nada do que escreverei é absoluto e sem margem à interpretações ou à exceções).

Simploriamente posso dizer que a fotografia com mensagem verdadeira tem mais caráter a ser nostálgico por congelar um momento real (um amor de família, amor de um casal, acontecimentos em eventos, reações, etc) ou caráter histórico (como fotografar a queda do muro de Berlim e outros eventos históricos), enquanto a fotografia com mensagem falsa tende, por exemplo, à justificar para terceiros um status que não existe de modo à inflar o ego do fotografado (um casal que parece se amar mas não possui qualquer carinho entre si (fora da foto), uma pessoa que quer mostrar o quão feliz e forte é mas é inseguro e triste, etc).

Mas a fotografia com mensagem falsa pode ser “falsa” (apresenta uma verdade que a pessoa não acredita ter em seu íntimo). No caso de pessoas que estão com problema de auto estima e procuram na fotografia uma forma/meio de marcar um ponto de mudança na vida, de virar a página.

A fotografia vai muito além desses aspectos que apresentei. Quis levantar a reflexão do que as pessoas esperam da fotografia e, também, meu interesse na fotografia documental de família.

Como costumo falar, desde 2005 eu clico mas tem poucos anos que fotografo rsrs. Nesses poucos anos fui me encontrando como fotógrafo e procuro deixar minha identidade fotográfica mais marcante e perceptível.

Daí eu te pergunto, o que é a fotografia para você? Me responde pelo contato do site, ou e-mail, ou whatsapp/telegram ou por direct do instagram! 😉😉😉